Stepping up to global challenges


CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO PV

TIPOLOGIA Projetos que se destinem a implementar metodologias de aprendizagem ativa

RESPONSÁVEL DO PROJETO Susana Amante


APRESENTAÇÃO

O projeto SGC2 proporciona aos estudantes oportunidades para a prática da língua através de atividades de aprendizagem baseadas em tarefas e da utilização de plataformas digitais. Os alunos de Enfermagem e Marketing (PV), de Filologia lnglesa (UTH) e de vários cursos (Ege Univ.) criarão flyers e posters sobre a COVID-19 e a forma como nos afeta a todos nos nossos países. Para tal, primeiro publicarão os trabalhos na página do SGC2, no Facebook, para suscitar comentários dos seus próprios e de outros grupos. Depois, em colaboração, juntar-se-ão em grupos internacionais para criar uma produção de vídeo que ilustre que somos cidadãos do mundo, enfrentamos os mesmos medos e podemos usar o inglês para aproximar as pessoas e alertar os outros para situações de risco. Por fim, estas tarefas serão exibidas num Simpósio Internacional, onde conheceremos o grupo vencedor de um concurso de vídeo. Este projeto permite-nos analisar as escolhas dos alunos, principais dificuldades e motivação para perseverar na aprendizagem.

EQUIPA

lkay Gökçe – docente na Ege University School of Foreign Languages, em İzmir, Turquia;

Magdalena Dygała – docente na Secondary School of Electronics & na University of Technology and Humanities em Radom, Polónia;

Maria José Antunes – docente no Instituto Politécnico de Viseu;

Susana Amante – docente no Instituto Politécnico de Viseu.

RESULTADOS ESPERADOS

Este projeto decorre no segundo semestre do ano letivo 2020/21, em cenário de pandemia, e é, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento (meetings internacionais, via zoom, e interação via facebook) e de promoção de comportamentos responsáveis (criação de vídeos e posters em língua inglesa), pelos alunos de Enfermagem da ESSV/ IPV, bem como de Marketing da ESTGV/IPV, de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Universidade de Ege. Será, em particular, lançado um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados, às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, já que urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.

Concretamente, espera-se a publicação de um artigo numa revista nacional e um outro numa revista internacional, ambos até dezembro de 2021. Espera- se, igualmente, uma comunicação num encontro científico nacional e outra num encontro científico internacional, até ao final de 2021. Realizar-se-á um seminário internacional híbrido, de apresentação de resultados, a decorrer no IPV e online, que contará com uma exposição de trabalhos dos alunos nacionais e internacionais (posters, flyers e mostra de vídeos com concurso internacional para apuramento de um grupo vencedor), a apresentação de comunicações de convidados e outros palestrantes, em outubro/novembo de 2021, e a publicação de um e-book em janeiro de 2022.

REGULAMENTO


CONTACTO sgc2.international.project@gmail.com


FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO

10.000,00 €