Easyask


CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO PV

TIPOLOGIA Projetos que se destinem a implementar metodologias de aprendizagem ativa

RESPONSÁVEL DO PROJETO Daniel Azevedo


APRESENTAÇÃO

O Ensino Superior vive momentos excecionais tendo em conta a pandemia que enfrentamos. Com o intuito de minimizar estas dificuldades, a ESTGL criou um Gabinete de Formação para apoiar, numa primeira fase, os professores e, posteriormente, os alunos. Este apoio aos professores consiste em auxiliar a criação de Recursos Educativos Digitais (REDs) e divulgar iniciativas/ferramentas educativas digitais para o ensino. Tendo em conta essas dificuldades que atravessámos desde março de 2020, constatámos que uma solução em rede, no esclarecimento de dúvidas poderá ser uma solução para um apoio mais eficaz. Este apoio será estabelecido através da criação de uma plataforma digital #easyask, que permitirá toda comunidade interagir e esclarecer qualquer dúvida colocada na plataforma. Esta plataforma será criada com tecnologia mais recente (ReactJS, VueJs, NodeJSl) auxiliada por Inteligência Artificial (IA). A IA será utilizada na pesquisa de dúvidas de modo a facilitar a pesquisa por parte do utilizador.

EQUIPA

A equipa será constituída por elementos em áreas complementares: Tecnológicas, Educacionais e de Saúde. – Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) – Professor Doutor Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da Mota; – Vice-Presidente da (ESTGL) – Professora Doutora Ana Teresa Bernardo Guia; – Vice-Presidente da (ESTGL)  – Professora Doutora Didiana Margarida Fachada Lopes Fernandes; – Professor na (ESTGL) – Especialista Jorge Manuel Ferreira Duarte; – Professor na (ESTGL) – Professor Doutor Daniel Ferreira de Azevedo; – Professor na Escola Superior de Saúde de Viseu – Professor Doutor Carlos Manuel de Sousa Albuquerque; – Aluno de Mestrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Pedro Miguel Baptista; – Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lamego – Mestre Ana Catarina Graça da Rocha; – Docente de Espanhol no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego -Dr.ª Isabel de Lurdes Pereira do Cabo;- Técnica Superior na (ESTGL) – Doutora Manuela Damiana dos Santos Almeida Guedes;- Especialista de Informática (ESTGL) – Doutor Pedro Filipe Antunes Lopes.

RESULTADOS ESPERADOS

Pretende-se que a plataforma #Easyask seja um complemento ao ensino já disponibilizado pelas escolas do Politécnico de Viseu.  Pretende-se que esteja disponível a todos os alunos/docentes do Politécnico de Viseu. As metas a que nos propomos são: – Combater o isolamento social, tendo em conta a situação atual, de modo a que haja uma participação/colaboração entre alunos, professores e sociedade civil na partilha de experiências e conhecimento; – A criação de uma plataforma web responsiva aberta a toda a comunidade; – A criação de uma base de dados de Recursos Educativos Digitais; – A disponibilização dos conteúdos em formato livre; – Capacitar os professores do Politécnico de Viseu na utilização de ferramentas tecnológicas em particular, no apoio ao Ensino à Distância. Relativamente às parcerias, numa primeira fase iremos estabelecer uma ligação estreita com a Câmara Municipal de Lamego, a Escola Secundária de Lamego. Estas colaborações têm como objetivo disponibilizar a plataforma em turmas do ensino secundário, devido à informação nos foi transmitida por vários docentes que trabalham diretamente com os alunos, dos vários ciclos de ensino nas Escolas da região de Lamego. Quanto aos Indicadores que iremos considerar no projeto são:

– Criação de um gabinete de Formação na ESTGL de apoio aos professores e alunos;

– Criação de uma Equipa de Professores na ESTGL na criação de REDs;

– Criação da plataforma #easyask que contemple os seguintes requisitos:

·        Gestão de perfis de utilizadores;

·        Perguntas e respostas moderadas por utilizadores com permissões elevadas;

·        Fácil partilha de respostas youtube ou texto;

·        Pesquisa otimizada com recurso a tags (#);

·        API com rotas de consulta e pesquisa abertas (possibilita a integração com dispositivos móveis e outras aplicações já existentes;

·        Criação de uma base de dados de dúvidas com um número mínimo de 250 interações entre os utilizadores.

CALENDÁRIO

1(Set-Out) DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS (RED) NA ESTGL Esta tarefa já se encontra a ser executada desde setembro, e tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação atual dos Recursos Educativos Digitais na ESTGL, das necessidades tecnológicas, de recursos humanos e de todo processo de apoio.

2(Out-Nov) DEFINIÇÃO E VALIDAÇÃO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A PLATAFORMA DIGITAL Tendo em conta o diagnóstico da situação atual da ESTGL no âmbito de REDs, serão definidos/validados os requisitos para a plataforma digital #easyask.

3(Nov-Mai)CRIAÇÃO DO PROTÓTIPO DA PLATAFORMA E PRIMEIROS TESTES COM ALUNOS Esta tarefa tem como objetivo melhorar a plataforma tendo em conta a usabilidade por parte dos alunos de duas turmas da ESTGL. Esta primeira análise permitirá resolver problemas e limitações da plataforma, recolher dados para proceder a atualizações e instalação de novos módulos.

4(jun-dez)DISPONIBILIZAÇÃO DA PLATAFORMA À COMUNIDADE ESCOLAR – Esta tarefa permitirá analisar a performance do site, as primeiras interações entre o professor/aluno e aluno /aluno no esclarecimento de dúvidas. Nesta fase a plataforma será também disponibilizada a algumas turmas do ensino secundário, de modo a alargar o espectro da sua utilização e validação.

5(Jun-Dez)FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CRIAÇÃO DE REDs – Esta formação é destinada a preparar professores para a gestão da plataforma em contexto de apoio. Aborda as ferramentas essenciais de administração gestão de conteúdos nas disciplinas e na criação de Recursos Educativos Digitais através de softwares específicos de autor.

6(Jul-Dez)CRIAÇÃO DE REDs E DISPONIBILIZAÇÃO NA PLATAFORMA  – Nesta tarefa serão criados de recursos educativos digitais por parte dos docentes, em vários formatos. 

7(Jan-Mar)ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROJETO – A análise e avaliação do projeto será realizada através de inquéritos de modo a validar os objetivos iniciais definidos no projeto de investigação.


CONTACTO dazevedo@estgl.ipv.pt


FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO

10.000,00 €