Don´t stand so close

“Don’t Stand So Close to Me” é um projeto integrado no programa de Apoios Especiais do Politécnico de Viseu para sensibilização de jovens assintomáticos à COVID-19. Tem como objetivo demover ajuntamentos na envolvente de instituições e espaços públicos. É coordenado por professores e alunos do Departamento de Informática da ESTGV e tem a TOMI Portugal e a Bizdirect como entidades parceiras. O projeto recorre a Inteligência Artificial aplicada à visão computacional e a design de comunicação e de Interação na implementação de técnicas de shock advertising


CANDIDATURA APOIADA NO ÂMBITO DOS APOIOS ESPECIAIS DO PV

TIPOLOGIA Projetos para propostas de campanhas de sensibilização dos jovens assintomáticos

RESPONSÁVEL DO PROJETO Rui Pedro Monteiro Amaro Duarte Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


APRESENTAÇÃO

A distância social necessária para controlar a disseminação do vírus COVID-19 alterou drasticamente a forma como vivemos. O confinamento profilático transformou-se num desconfinamento preventivo que é a base do aumento de novos casos. As instituições prepararam-se para lidar com este contexto, mas os cidadãos, em particular a comunidade estudantil, tendem a não ser consistentes nos seus comportamentos quando fora das instalações. Torna-se urgente criar instrumentos de sensibilização proactiva capazes de expor e demover ajuntamentos na envolvente das instituições e espaços públicos.

Este projeto recorre à área de Inteligência Artificial aplicada à visão computacional, e às áreas de Design de Comunicação e de Interação na implementação de técnicas de shock advertising. Será criado um sistema que, através de imagens captadas, fará a avaliação automatizada de distâncias. Nos casos de incumprimento, despoletará alertas e emitirá mensagens chocantes, dirigidas aos infratores. Para além da automatização verificada, é objetivo avaliar a evolução do comportamento do público-alvo à medida que vai sendo exposto a esse tipo de estímulo.

EQUIPA

Responsável Projeto: Equipa: Ana Catarina Sousa (Professora); Beatriz Silva (Estudante ESTGV); Bruno Lopes (Estudante); Bruno Lamelas (TOMI World); Carolina Nabeiro (Estudante); Diana Baptista (Estudante); Gabriela Lopez (Estudante); João Neves (Professor); Jorge Félix (Bizdirect); José Cardoso (TOMI World); Marco Bernardo (Professor); Miguel Almeida (Estudante); Nuno Costa (Professor); Rafael Oliveira (Estudante); Rui Pedro Duarte (Professor); Steven Abrantes (Professor); Valter Alves (Professor)

RESULTADOS ESPERADOS

Implementações piloto para medição de distâncias entre pessoas, com utilização de shock advertising.

CALENDÁRIO

março a julho 2021 – Desenvolvimento do sistema de alerta;

julho e agosto: integração de projetos;

setembro 2021 – março 2022: Testes em ambiente real

ATIVIDADES

A1: Medição de distâncias entre pedestres;

A2: Calibração de câmaras;

A3: Outdoor advertising


SITE http://www.estgv.ipv.pt/dont-stand-so-close/

CONTACTO Rui Pedro Duarte (pduarte@estgv.ipv.pt)


FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO

10.000,00 €