Conhecer os associados do TICE.pt

O Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica – TICE.PT, do qual o Politécnico de Viseu faz parte, envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, abrangendo toda a cadeia de valor na área das TICE. A plataforma de concertação TICE.PT garante e promove as interfaces entre o mundo académico, representado por universidades e institutos de I&D, e o mundo dos negócios, representado pelos associados e também através de redes, em especial das PME, representado por suas associações.
Desde o dia 1 de fevereiro está a decorrer uma campanha diária de divulgação dos novos associados , que divulgamos aqui.

Uma Associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, vocacionada para a educação e a valorização da Região de Aveiro. Tem sede em Aveiro e goza de influência em todos os onze municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. É uma entidade certificada pela Qualidade: ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e SA:8000 (Responsabilidade Social Internacional) – é a única entidade portuguesa com competências na educação, formação, desenvolvimento e valorização das comunidades que ostenta esta certificação internacional.
O trabalho desenvolve-se principalmente na Região de Aveiro, tendo uma projeção a nível nacional e internacional. Está constituída sob a forma de ‘marcas’ / valências que atuam em diversas áreas:
Escola Profissional de Aveiro – educação e formação profissional
CanalCentral – canal de televisão regional, generalista, da Região de Aveiro
Centro Europe Direct de Aveiro – promoção de eventos sobre a União Europeia
CATEC-Campo Tecnológico – educação tecnológica, associada ao ensino superior e às empresas
QUALIFICA Região de Aveiro – reconhecimento, validação e certificação de competências
Spread.it – desenvolvimento de software e de soluções inovadoras
Parque dos Talentos – produção de animações, festas e atividades de lazer
CEO – reabilitação e inclusão de pessoas com necessidades especiais
CANAIS – consultoria e publicações
SERVIR – organização e gestão de ações de voluntariado
Vouga_FabLab – produtos e serviços inovadores em turismo da saúde, bem-estar e reabilitação
QER – organização de eventos e restauração
Citizens Projects – promoção e assessoria em projetos internacionais

Website: https://aeva.eu/pt
Contacto: secretariado@aeva.eu
A Virtual Power Solutions é uma empresa inovadora, líder de mercado na conceção e na operacionalização de plataformas dinâmicas integradas, disponibilizando dados granulares em tempo real aos consumidores, operadores de rede e utilities. Minimizam o consumo através do aumento da eficiência energética, da otimização do tempo de utilização e da monetização das cargas.
 
​Com mais de 10 anos de experiência, possui uma equipa de especialistas comprovadamente capaz de gerar benefícios significativos para todos os agentes envolvidos nas redes energéticas modernas. Ambicionam ser o maior criador e o maior operador de Virtual Power Plants na Europa.
 
Website: https://www.vps.energy
Contacto: mail@vps.energy
A Associação Porto Digital é uma associação privada sem fins-lucrativos. Foi criada em 2004 pela Câmara Municipal do Porto, pela Universidade do Porto e pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), em cooperação com a empresa Metro do Porto, com o objetivo de promover projetos de TIC no contexto da cidade do Porto e na sua área metropolitana.
 
Os seus principais objetivos são:
·        melhorar a qualidade da educação e da formação, em particular através do aumento da utilização das TIC em todos os níveis de escolaridade, e contribuir para a redução do fosso digital;
·        promover a adopção de tecnologias que reduzem a burocracia e aumentam a integração e a eficiência dos serviços municipais;
·        desenvolver procedimentos inovadores de contratação pública;
·        impulsionar o ecossistema de empreendedorismo da cidade, e a inovação tecnológica e social;
·        promover a inovação aberta e a fertilização cruzada de ideais entre as várias partes interessadas e actores da cidade;
·        impulsionar a cidade como um laboratório vivo.
 
 
Website: https://www.portodigital.pt/
Contacto: info@portodigital.pt
 
TIMWE Lab é uma empresa de I&D com uma equipa de Engenheiros dedicados à prototipagem e ao desenvolvimento de soluções inovadoras.
 
A equipa está focada na identificação e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que ajudam os clientes da empresa mãe (TIMWE) a melhorar a performance das suas operações diárias.
 
A TIMWE Lab existe pelo menos desde outubro de 2009 e tem projetos de I&D financiados desde janeiro de 2010.  A TIMWE LAB é um centro de investigação, localizado na cidade da Covilhã, Portugal, constituído por uma equipa responsável pela identificação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e tendências na indústria. Este centro de tecnologia e desenvolvimento concentra-se principalmente na criação de soluções inovadoras para as operações diárias e soluções de longo prazo para os nossos clientes.
 
O grupo TIMWE é um fornecedor global de soluções móveis.
 
Tendo como principais clientes, operadoras móveis, governos e várias outras empresas nas quais o negócio é orientado para dispositivos móveis. Potenciamos o aumento de suas receitas e cobertura, com redução de custos operacionais, através de da entrega de serviços relevantes e soluções personalizadas, disponíveis na nuvem e localmente.
 
Atualmente o grupo TIMWE é representado por três marcas, a nível global:
DIGIWE- soluções móveis digitais;
TECHWE - soluções tecnológicas;
GOVWE - soluções para governos.
 
 
Website: http://timwe-lab.com/
Email: info@timwelab.com
AMBISIG é uma empresa de referência no mercado português,  nas áreas da consultoria, tecnologias de informação, sistemas de informação geográfica e desenvolvimento de software à medida, destacando-se pelo rigor, qualidade e inovação.
 
A AMBISIG conta atualmente com um quadro de colaboradores com mais de 60 profissionais, agrupados em unidades técnicas especializadas nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia do Ambiente, Qualidade, Geografia, Engenharia Civil, Marketing, Arquitetura, Gestão, Design e Comunicação Empresarial, garantindo de forma profissional, empreendedora e jovem, a capacidade, a motivação e a responsabilidade de concretizar e resolver qualquer desafio colocado.
 
A AMBISIG oferece soluções baseadas em tecnologia de informação, possuindo uma gama de produtos específicos, desenvolvidos especialmente, para a administração pública e privada:
·        CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTABILIDADE
·        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
·        TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
·        TECNOLOGIA E ENGENHARIA
·        MARKETING E COMUNICAÇÃO
 
De forma a garantir a segurança e qualidade dos serviços e soluções, a AMBISIG tem vindo a obter várias certificações nacionais e Internacionais, nas normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, NP ISO/IEC 27001, ISO/IEC 20000-1 e NP 4457 entre outras.
 
Tem escritórios em Lisboa, Porto e Moçambique.
 
Website: http://www.ambisig.com
Email: comercial@ambisig.com
 
Veniam é uma 'startup' portuguesa de base tecnológica que resultou do 'spin-off' da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações.
 
A Veniam é uma empresa de base tecnológica que comercializa tecnologias de redes sem fios para comunicação entre veículos, com especial enfoque em aplicações de mobilidade inteligente e na ligação de veículos à Internet. Utilizando tecnologias de redes em malha, a Veniam implementa soluções robustas e de baixo custo para garantir conetividade permanente, mesmo quando a rede celular não está disponível. Como resultado da implementação da tecnologia Veniam, podem ser desenvolvidas soluções que aumentam a eficiência de frotas comerciais, reduzem a congestão de tráfego, facilitam a integração de veículos eléctricos em redes de distribuição e melhoram a segurança e qualidade de experiência de condutores e passageiros.
 
As principais tecnologias desenvolvidas pela Veniam são: - interfaces sem fios para redes veiculares (pontos de acesso fixos e unidades móveis para veículos); - arquitecturas de rede auto-configuráveis e protocolos de comunicação para redes de veículos; - mecanismos de segurança de comunicação para veículos em rede. Complementarmente, a Veniam desenha e implementa redes veiculares ad-hoc para um conjunto diversificado de modelos de negócio. Utilizando simulação avançada, a Veniam produz estudos detalhados sobre a qualidade de serviço, largura de banda, latência e cobertura de rede para cidades, densidades de veículos e cenários de tráfego específicos. Os resultados destas simulações são utilizados para optimizar a performance de instalações de redes veiculares.
 
Website: http://veniam.com/
Contacto: info@veniam.com   
 
 
A EDIGMA é uma empresa especializada na gestão de projetos digitais e interatividade. Oferecem uma ampla gama de serviços desde a concepção, passando pelo desenvolvimento do projeto até a implementação:
 
·        Estratégia & Projeto: Concepção de Ideias, Pesquisa e Análise, Desenvolvimento de conceito, Prototipagem de Wireframe, Design UX, Design de IU, Design de produto;
·        Experiências Interativas: Instalações Espaciais, Assinatura digital, Reconhecimento de objeto, Rastreamento de movimento, Reconhecimento Facial, Realidade mista, Realidade aumentada, Realidade virtual, Mapeamento de Vídeo, Visualização de dados;
·        Engenharia & Software: Desenvolvimento de software, Arquitetura Técnica, Projeto de Implementação, Arquitetura de back-end, Integração API, Análise e relatórios
·        Gestão & Suporte: AV Consulting, Planeamento de Projetos, Gestão de projetos, Coordenação de Fabricação, Instalação e integração, Apoio, Suporte, Manutenção
 
Website:  https://edigma.com/home
Contacto: contact@edigma.com
 
 
Com perto de 30 anos de existência, a ANETIE – Associação das Empresas das Tecnologias de Informação e ELectrónica – representa hoje mais de uma centena de empresas de referência do sector.
 
A ANETIE tem por missão defender os interesses do sector empresarial das tecnologias de informação e eletrónica e promover o seu crescimento sustentado, impactando diretamente o sector e consequentemente o PIB Nacional e a promoção de Portugal no contexto Internacional.
 
As empresas associadas da ANETIE beneficiam de um espaço de intervenção privilegiado junto de parceiros sociais, colaborando nas políticas sectoriais para as TICE, nas decisões de investimentos nacionais e nas políticas de desenvolvimento estratégico.
 
A associação promove ativamente a cooperação interempresas e entre empresas e instituições que potenciam o desenvolvimento dos seus negócios, conciliando este esforço com a organização e divulgação de debates, oportunidades de partilha de know how e representação junto de diferentes entidades como a AICEP, IAPMEI, ANI e CERN, entre outros.
Projetos de formação, qualificação, internacionalização e promoção setorial além-fronteiras são algumas das iniciativas que a ANETIE desenvolve, procurando sempre responder às necessidades mais urgentes não apenas dos seus associados, mas de todo o contexto tecnológico nacional.
 
A ANETIE abrange uma parcela importante e representativa desta fileira, com uma atividade significativa também no universo associativo, sendo Membro e Vice-Presidente da CIP, com representação direta nos diversos Conselhos Consultivos, membro fundador do Polo Tecnológico e Competitividade TICE.PT, com assento no Conselho Diretor, e promotor de diversos acordos e protocolos com congéneres em outros países e regiões.
Internacionalmente, a ANETIE tem desenvolvido a sua estratégia de influência através da associação a outros órgãos de elevada representatividade internacional. A ANETIE é hoje membro-associado da WITSA (World Information Technologies and Services Alliance) e vice-presidente da ALETI (Federación de Asociaciones de Latinoamérica, el Caribe, España y Portugal de Entidades de Tecnologias de Información y Comunicación).
 
A ANETIE reitera a total disponibilidade em apoiar as empresas tecnológicas nacionais em qualquer assunto ou contacto que necessitem, em especial no contexto atual que reconhecemos carecer de um trabalho conjunto de todos.
Entre em contacto com a ANETIE através dos contactos:
 
Website: www.anetie.pt
Contacto: Marco Reis | mreis@anetie.pt | +351 916 057 345; + 351 220 997 982
 
WAKARU® é uma empresa de base tecnológica, focada no desenvolvimento de soluções de Big Data para gerir, analisar e processar eventos complexos em tempo real; na criação de ecossistemas de experiência do cliente 100% digital; serviços de desenvolvimento de software ou integração sob medida, inovação e R&D, talent outsourcing, auditoria e consultoria em sistemas de gestão e tecnologias de informação. Potenciam a sua capacidade de inovação para desenvolver novos produtos com uma prática de consultoria SAP® especializada em gestão de clientes e ativos, e automação logística suportada por sistemas verticais da SAP® como o S/4HANA for Utilities, CRM e Digital Supply Chain e da GTP Automation.
Aplicam os seus conhecimentos a todos os setores de atividade económica e apresentam uma significativa experiência internacional no setor da Energia e Utilities onde temos vindo a introduzir inteligência na gestão de redes, transformando-as em redes inteligentes (smart grids), integração de sistemas de gestão de redes (OT- Operational Technologies) com sistemas de suporte ao negócio (IT), melhorando a eficiência operacional e a experiência do cliente.
O Water Wise System® oferece uma visão de 360° do ciclo urbano da água, capaz de transformar dados em redes de água potável, residuais e pluviais. A convergência de dados analíticos e preditivos, com recurso a Machine e Deep Learning, gera alarmes inteligentes em tempo real que identificam comportamentos anormais em redes de água - como qualidade, perdas técnicas e comerciais, reduzindo o volume de água não faturada, fugas, roturas, tempos de resposta, consumos energéticos e a otimização do nexus água-energia.
O seu sistema de gestão é certificado de acordo com as normas ISO 9001® (Qualidade), ISO/IEC 27001® (Segurança da Informação) e NP 4457® (Inovação, Desenvolvimento e Investigação).
Website: https://www.wakaru.eu 
Nome de contacto: Carlos Oliveira.  
Contacto: Carlos.oliveira@wakaru.eu
 
Inforlandia Soluções Empresariais é a área de negócios da Inforlandia S.A. dedicada ao mercado da Integração de Tecnologias de Informação. Dotada de uma equipa de técnicos credenciados, disponibiliza aos seus clientes um portefólio de soluções e serviços inovadores, nas áreas das Infra-estruturas; Comunicações; Segurança; e Aplicações.
 
A área de Soluções Empresarias beneficia de forma transversal da vasta experiência e know-how acumulados ao longo dos 30 anos da Inforlandia, que no seu percurso tem investido em parcerias e em investigação de novas soluções tecnológicas.
As tecnologias de produção flexíveis desenvolvidas pela Inforlandia permitem ajustar e personalizar as soluções às necessidades e especificidades de cada cliente, inclusive à sua identidade corporativa.
 
Ao comemorar 30 anos, em outubro de 2020, a Inforlandia reforça e renova fortemente a sua presença online. O novo site da Inforlandia Soluções Empresariais pretende ser um ponto de encontro e diálogo entre a nossa equipa e os clientes de organizações privadas e estatais, cujos desafios e necessidades desejamos ajudar a superar e satisfazer.
 
Website: https://corp.inforlandia.com/
Nome do contacto: Johny Valente
Contacto: jvalente@inforlandia.pt
 
O grupo TICE.Leiria envolve e mobiliza toda a cadeia de valor na área das TICE com o intuito de desenvolver em Leiria um ecossistema favorável ao crescimento das empresas. Deve ser aposta central para o desenvolvimento do setor TICE na região o reforço dos laços de colaboração e a atuação em parceria entre empresas, estabelecimentos de ensino superior e empreendedores através de projetos conjuntos, financiamento e participação no capital, formação, entre outros.
O desenvolvimento do sector TICE na região de Leiria implica o reforço do trabalho conjunto entre empresas TICE e a Academia, o reforço do trabalho conjunto entre as empresas TICE e os Parques Tecnológicos, e o desenvolvimento do Cluster TICE Leiria com foco no trabalho conjunto com clusters industriais de relevo para a região de Leiria.
 Objetivos:
Criar um grupo de trabalho, no âmbito da NERLEI, na área das TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica).
Desenvolver em Leiria um ecossistema favorável ao desenvolvimento de empresas TICE:
Permitir o crescimento das empresas existentes
Proporcionar o aparecimento de novas start-ups tecnológicas
Atrair empresas e profissionais desta área para Leiria
Melhorar a informação sobre as empresas do setor - NERLEI
 
Parceiros:
NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria;
IPL - Instituto Politécnico de Leiria
Empresas do sector das TICE.
 
Historial:
Em 25 de fevereiro de 2016 realizou-se um primeiro encontro que serviu para auscultar o interesse das empresas em se constituir um grupo de trabalho do sector das TICE. Estiveram presentes a NERLEI, IPLeiria e 45 empresas do sector. Este grupo de trabalho encontra-se estatutariamente enquadrado na NERLEI, é constituído por 12 empresas, 1 representante do IPLeiria e outro da NERLEI. Tem como objetivo promover reuniões de trabalho mensais para desenvolver um plano de iniciativas e implementá-lo.
 
Nome: Paulo Sobreira
Email: paulo.sobreira@nerlei.pt
 
Neadvance é uma empresa tecnológica portuguesa que desenvolve soluções baseadas em Visão por Computador e Inteligência Artificial para digitalização de processos industriais, serviços e utilities.
Resultado do spinoff da Enermeter em 2017, herdou da empresa mãe uma história de mais de 20 anos de trabalho nesta área, continuando focada na criação de produtos inteligentes, eficientes e inovadores.
A constante necessidade de respostas aos problemas da nossa sociedade levou a Neadvance a desenvolver uma plataforma “low-code” para a construção rápida de aplicações baseadas em Visão por Computador, Inteligência Artificial, Robótica e Automação sem necessitar de programação. Esta plataforma tem como principal objetivo aumentar a flexibilidade e desempenho na Indústria i4.0
 
Website: https://neadvance.com/
Nome: Teresa Martins
Email: tmartins@neadvance.com
 
Reconhecida em 2018 como Câmara de Comércio e Indústria do distrito de Aveiro, a AIDA CCI é uma associação industrial ao serviço das empresas desde 1986. Sendo a sua missão representar, defender, apoiar e acompanhar as empresas, a AIDA CCI diferencia-se pelo seu dinamismo e proximidade com a indústria.  
 
Presta serviços ajustados às necessidades do tecido empresarial.
 
O que fazem:
−       Documentos de exportação
−       Atendimento personalizado para esclarecimentos de dúvidas de âmbito jurídico, fiscal, fundos comunitários
−       Missões empresariais e de importadores (online e físicas)
−       Participação em feiras
−       Prospeção de mercados emergentes
−       Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
−       Candidaturas a sistemas de incentivo
−       Formação profissional inter e intra empresa
−       Diagnósticos das necessidades formativas nas empresas
−       Serviços Técnicos Recursos Humanos
−       Eventos networking
−       Guias e estudos
−       Aluguer de espaços
−       Análise e acompanhamento de projetos no âmbito do desenvolvimento local de base comunitária
 
 
Website: www.aida.pt
Contacto: aida@aida.pt
Redes Sociais: www.facebook.com/AssociacaoAIDA/
linkedin.com/in/aida-associação-695a25100
https://twitter.com/AIDACCI
 
Fundada pela Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft) e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), a Associação Fraunhofer Portugal Research foi criada em 2008 com o objetivo de desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico de instituições públicas e privadas e com amplo benefício para a sociedade e impacto na qualidade de vida das populações.
As atividades de I&D da Fraunhofer Portugal iniciaram-se em 2009 com a criação do centro de investigação Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer Portugal AICOS / FhP-AICOS), localizado no Porto e resultante de uma parceria entre a Fraunhofer-Gesellschaft, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Porto (UP). Desde o primeiro contrato de investigação até ao primeiro produto no mercado, o FhP-AICOS evoluiu significativamente, aumentando a notoriedade, a equipa e a diversidade das competências. Tendo começado com apenas 12 funcionários, o FhP-AICOS emprega atualmente nos seus dois escritórios, Porto e Lisboa, cerca de 80 investigadores altamente qualificados. Integra no seu portfolio clientes e colaborações institucionais de diversas áreas, nomeadamente saúde, agricultura, retalho ou energia. Desde 2009, a equipa do FhP-AICOS esteve envolvida em 10 projetos europeus e estabeleceu parcerias com mais de 150 organizações em 31 países, contribuindo com competências consolidadas em Pessoas (Human-Centred Design), Coisas (Cyber-Physical Systems) e Inteligência (Artificial Intelligence). A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas. Atualmente, os temas de inovação em que o AICOS se foca são os seguintes:
·        Soluções cognitivas conectadas
·        Agricultura digital
·        Inteligência artificial responsável
·        Tecnologia de saúde descentralizada
·        Viver e envelhecer com dados

Website: www.aicos.fraunhofer.pt
Nome de contato: Pedro Almeida
Email: pedro.almeida@fraunhofer.pt
Telefone: +351 220 430 300
Fundada em 2007 em Aveiro, a Ubiwhere é uma empresa de base tecnológica focada no desenvolvimento e investigação de tecnologia de ponta, aplicada à criação de soluções inteligentes e inovadoras no âmbito das Smart Cities e Telecomunicações do Futuro.
Promovem um Mundo mais sustentável e com uma maior qualidade de vida para os cidadãos, respondendo às necessidades associadas à evolução da tecnologia e redes do futuro e fortalecendo serviços urbanos que promovam uma melhor gestão da Mobilidade, Energia, Resíduos e Turismo nas cidades. 

Website: www.ubiwhere.com
Contato: hello@ubiwhere.com
 
Associação Portuguesa de Imprensa é uma associação patronal sem fins lucrativos, que agrega cerca de 400 empresas associadas e representa aproximadamente 600 títulos de âmbito nacional, regional, especializado, técnico-profissional e digital.
Como missão a Associação Portuguesa de Imprensa defende e promove um setor editorial independente, modelos de negócio inovadores e sustentáveis e apoia os pequenos editores no processo de modernização. Acreditamos que uma imprensa livre e sustentável é um dos pilares fundamentais numa sociedade democrática. A nossa paixão é o futuro da Imprensa. Acreditamos que a sustentabilidade do negócio é garantia de independência e integridade editorial. É esta a marca que queremos deixar para as próximas gerações. Ao longo dos nossos 60 anos de existência temos vindo a desenvolver serviços e soluções para que os nossos Associados encontrem sempre uma resposta aos desafios e problemas que atingem o nosso setor. Queremos antecipar tendências e proporcionar aos nossos Associados a possibilidade de troca de experiências com outros profissionais do setor, tanto a nível nacional como internacional. Estamos abertos à inovação e promovemos a diversidade e integridade. Trabalhamos por uma Imprensa forte, sustentável e dinâmica.
A Associação Portuguesa de Imprensa mantém contactos estreitos e permanentes com as instituições e estruturas nacionais e internacionais ligadas ao setor da Imprensa, estando ainda representada em alguns órgãos e entidades do sector da Comunicação Social.
Entidades Nacionais: APCT (Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens); Cenjor (Centro de Formação de Jornalistas); Autoregulação Publicitária; Obercom (Observatório da Comunicação) Visapress (Gestão de Direitos de Autor).
Entidades Internacionais: EMMA (Associação Europeia de Revistas); WAN (Associação Mundial de Jornais).
Relações Institucionais com a AIIC (Associação de Imprensa de Inspiração Cristã); AMD (Associação Portuguesa de Marketing Direto); APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes); APAP (Associação Portuguesa de Empresas de Publicidade e Comunicação) e o Sindicato dos Jornalistas.
Temos desenvolvido estudos sobre o valor e importância da imprensa como meio de comunicação publicitário, para além de estudos relacionados com a gestão e organização empresarial de empresas jornalísticas. Realizamos, também, junto dos nossos Associados, vários inquéritos de forma a estudar as suas necessidades e posições enquanto editores.
A Associação Portuguesa de Imprensa tem ainda realizado ao longo dos anos vários Congressos que marcam a atualidade do sector da Imprensa em Portugal.
 
 
Website: https://apimprensa.pt/
Nome de contato: João Palmeiro
Email: jpalmeiro@apimprensa.pt
Telefone: +351 213 555 092
Efacec é uma empresa industrial de referência com mais de 70 anos de aposta continuada na inovação tecnológica e com atuação internacional expressiva nos setores da Energia, da Mobilidade e do Ambiente. A empresa aposta essencialmente em tecnologias próprias por forma a disponibilizar uma vasta oferta de equipamentos e de plataformas de gestão de infraestruturas críticas, de reconhecida qualidade e desempenho, e de soluções tecnológicas personalizadas que respondam às necessidades e desafios de cada Cliente, nos múltiplos sectores e mercados em que atua.
A Efacec conta atualmente com cerca de 2300 colaboradores, mantém há já algumas décadas um perfil fortemente exportador, possuindo hoje referências de relevo na maioria dos países e realizando grande percentagem das suas receitas em mercados internacionais, como sejam os EUA, o Reino Unido, a Irlanda, a França, a Noruega, a Dinamarca, a Suécia e a Espanha, entre outros. A empresa tem atualmente presença própria a nível técnico ou industrial em 11 países.
 
A Efacec mantém uma forte aposta na disponibilização de soluções tecnologicamente inovadoras e competitivas, que contribuam para ultrapassar os grandes desafios atuais da sociedade em termos da transição energética e do combate às alterações climáticas. Nesse sentido, tem vindo a aumentar o seu investimento no desenvolvimento de soluções digitais ecologicamente mais sustentáveis para os sectores das energias renováveis, da mobilidade elétrica, da mobilidade urbana, da valorização de resíduos e da produção de gases renováveis.
 
Website: www.efacec.com
Nome de contato: Cipriano Lomba 
Email: cipriano.lomba@efacec.com
Sedeada em Aveiro, a Onda Vídeo, é uma empresa especializada na oferta de serviços de imagem, vídeo, fotografia, pré-produção, produção e pós-produção de conteúdos, design e criação gráfica, para além do aluguer de equipamentos audiovisuais e serviços de consultoria na área das tecnologias de informação e comunicação.
 
Com três décadas de experiência no mercado, a sua missão é suportar o crescimento do negócio dos seus clientes, através de uma oferta de serviços audiovisuais e multimédia de elevada qualidade, adaptados às especificidades de cada um.
A sua abordagem consultiva, permite não só ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, como também identificar potenciais áreas a explorar, onde este tipo de serviços/suportes podem constituir uma forte alavanca para a divulgação das empresa/marca/produtos e a dinamização do espaço ou eventos.
 
A vasta experiência no desenvolvimento de conteúdos nos mais diversos suportes, aliada à capacidade criativa e técnica bem como o elevado nível de profissionalismo da equipa, permitem o estabelecimento de uma forte relação de confiança entre a ONDA VÍDEO e os seus clientes. No seu portefólio contam com clientes das mais diversas áreas, dos quais destacamos: SIC-Televisão, Jerónimo Martins - SGPS, Novartis Portugal, B. Braun Melsungen, B. Braun Portugal, B. Braun France, RECER SGPS, Metalcértima - Indústria Metalomecânica, S.A , Altice Labs, Baxter International Inc., Navigator, Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra - CHUC, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Nestlé Portugal, Grupo Polivouga - Indústria de Plásticos S.A., Bosch Termotecnologia, S.A., Extrusal, S.A., Grestel, Companhia Industrial de Resinas Sintéticas - CIRES, Lda, Shin-Etsu Chemical Co. Ltd., TICE.PT, Jade Groupe, Fundação Gil Eannes, C.M. de Viana do Castelo, Meliá Hotels International, Ministério da Justiça, entre muitos outros.
 
O seu arquivo audiovisual com modernos bancos de imagem, em permanente atualização, dispõe de documentos que remontam ao início do século XX e que são disponibilizados aos seus clientes conforme as necessidades de cada projeto. Dispõem  do maior espólio imagético sobre a laguna de Aveiro e sobre a pesca do bacalhau existente no mundo, bem como bancos de imagens atuais de vídeo/fotografia de todo o género de atividades.
 
Website: https://www.facebook.com/ondavideo
Nome de contato: Rui Bela
Email: ondavideo@ondavideo.com
A LOAD é uma empresa posicionada em inovação digital, focada no estudo e desenvolvimento de novos Produtos Digitais, envolvendo Web, Mobile, IoT, IA, VR / AR / 3D, Big Data e MedTech, pois são certificados na área (ISO 13485). Trabalham com clientes de diversos setores e dimensões, nacionais e internacionais. Com sede em Portugal e agora parte do grupo belga 'Masters in Innovation', a LOAD foi constituída em 2012, tendo desde o início uma atuação ao nível internacional. O seu foco é ajudar empresas e PMEs de vários setores na investigação e desenvolvimento de novos produtos digitais, resultando no crescimento dos seus negócios ou mesmo na criação de novas linhas de negócio. A LOAD é hoje uma referência no desenvolvimento de novos produtos digitais, abrangendo todo o ciclo de inovação, desde o desenvolvimento estratégico, estudos de viabilidade de produto, desenvolvimento de protótipo e/ou produto, lançamento e finalmente manutenção e suporte contínuos. Nos últimos anos, esta empresa trabalhou com grandes nomes dos mais diversos setores. Coca-Cola, Stella Artois, MSD, Siemens, Sanofi, Rangel, são algumas dessas marcas.

Website: www.load.digital 
Apresentação: Apresentação Load
Nome de contato: Afonso Monteiro (Business Developer)
Email: afonso.monteiro@load.digital
Telefone: 234 604 088
Desde o início da sua atividade, em 1997, que a Softi9 tem apostado, de forma permanente, no desenvolvimento de soluções inovadoras e versáteis, assentes em tecnologias e metodologias avançadas, destinadas à Indústria. O crescimento constante da carteira de clientes, pertencentes a diferentes sectores de atividade, permite investir, de forma sustentada, no desenvolvimento e melhoria dos seus sistemas e plataformas.
 
Pretendem, antes de mais, oferecer aos seus clientes ferramentas adaptadas ao seu ambiente, que lhes permitam uma gestão eficiente dos recursos disponíveis, tendo em conta o elevado número de restrições e contingências próprias de um ambiente fabril. Em suma, pretendem a otimização da organização dos seus clientes, melhorando a sua capacidade produtiva, para os ajudar a atingir níveis de produtividade mais elevados. Sabendo que o planeamento e escalonamento a produção continuará a ser um dos maiores desafios do setor produtivo nos próximos anos e com a Indústria 4.0 cada vez mais presente, produtos como o Stello Planner apresentam-se como uma necessidade crescente.
 
Website: www.softi9.pt
Nome de contato: Jorge Serrano Pinto
Email: j.pinto@softi9.pt
Telefone: 234 429 409
A DRT ADVANCE dedica-se ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de software e à consultoria especializada em TI, focando-se no sector industrial e em particular na cadeia de valor do Engineering and Tooling (E&T). As soluções que desenvolve utilizam as mais recentes tecnologias existentes no mercado, nomeadamente Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT, Big Data e Realidade Aumentada, entre outras, para oferecer aos seus clientes produtos e serviços que estão na vanguarda da tecnologia e enquadradas na Indústria 4.0. Sendo a sua principal solução tecnológica um software de planeamento e gestão para processos industriais não repetitivos e de elevada variabilidade, denominado de SBI – System of Business Intelligence, o seu mercado alvo é, naturalmente, o sector industrial e em particular o sector dos moldes, dos equipamentos e das ferramentas. A DRT ADVANCE desenvolve atualmente a sua atividade no âmbito do mercado nacional, mas perspetivando, a curto prazo, a internacionalização, através das outras empresas do Grupo DRT.

Website: https://drtadvance.com/ 
Nome de contato: Luís Maurício
Email: luis.mauricio@drtadvance.com 
Telefone: 244830110
A ARTSHARE é uma empresa focada na inovação através da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, aplicações e serviços por meios metodológicos de práticas e expressões artísticas.
Com quase 20 anos de experiência na prestação de serviços de alta qualidade, colaborou com vários parceiros e clientes, incluindo: OTAN, Comissão Europeia; Parlamento Europeu; National Endowment for the Arts; iMinds; BOZAR; Ministério de Pesquisa e Inovação da República Tcheca; Casa da Música, Porto, Portugal; Centro Cultural de Belém, Lisboa, Portugal; i-DAT, Instituto de Artes e Tecnologias Digitais, Universidade de Plymouth, Reino Unido; Imal, Centro de Culturas e Tecnologias Digitais, Bruxelas, Bélgica; NANO - Centro de Artes e Novos Organismos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Secretário de Estado da Cultura do Governo Português, para citar apenas alguns. A ARTSHARE apoiou a Comissão Europeia na criação e desenho da iniciativa “Science, Technology and the Arts (STARTS)” do Mercado Único Digital da União Europeia e a OTAN na criação e conceção do Quadro de Artes da OTAN. A ARTSHARE vem desenvolvendo um conceito de cocriação mais concreto e empresarial, alicerçado em práticas artísticas e obras de arte como gatilhos para o diálogo, por acreditar que além das competências científicas e tecnológicas, a criatividade e a cocriação são vitais para permitir que a inovação aconteça e seja valiosa para a sociedade. Com métodos alternativos de exploração e pontos de vista críticos sobre a tecnologia, os artistas podem contribuir decisivamente para a inovação e a tecnologia centrada no ser humano e adaptada à sociedade. Dessa forma, as artes atuam como um catalisador para a conversão do conhecimento científico e tecnológico em novos produtos, novos serviços e abordagens abertas na sociedade, na pesquisa e nos negócios.

Website: http://artshare.pt/ 
Nome de contato: Luis Miguel Girão     
Email: luis.miguel.girao@artshare.pt 
 
A Deloitte Portugal opera o Centro de Excelência de Engenharia de Telecomunicações da Empresa Global. É um grupo que reúne cerca de uma centena de engenheiros de telecomunicações, que atuam à escala global e com profundos conhecimento em redes de telecomunicações. Atualmente, tem tido maior foco nas temáticas do 5G, virtualização, proteção e automação com AI/ML de redes de comunicações. A Deloitte Portugal tem sido líder em providenciar apoio de consultoria tecnológica e de negócio de uma forma holística, quer em Portugal, quer na Europa, como no resto do mundo, exportando o conhecimento das seus recursos humanos e apoiando a internacionalização dos seus parceiros tecnológicos. Como consequência da sua evolução nas áreas tecnológicas, a Deloitte tem sido reconhecida a nível nacional e internacional como líder na transformação digital, estratégia de inovação e em diversas outras áreas tecnológicas. 
Em suma, o seu propósito é criar um impacto relevante no mundo, através das tecnologias de informação e comunicações.

Website: https://www2.deloitte.com 
Nome de contato: Pedro Miguel Marques Tavares
Email: petavares@deloitte.pt 
Telefone: 210422500
O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Fundado em 2006, concebe, desenvolve e cria produtos e serviços que possam contribuir para uma sociedade mais sustentável, trabalhando em setores tecnologicamente avançados, como o automóvel e mobilidade, aeronáutica, oceano e espaço.

Website: https://www.ceiia.com/
Nome de contato: Pedro Gaspar
Email: pedro.gaspar@ceiia.com
Criada em 1995, a Sinuta S. A. é uma empresa industrial que atua no competitivo mercado dos sistemas de telecomunicações, com uma consolidada experiência internacional no desenvolvimento e produção de antenas parabólicas e de soluções em tecnologias DTH, VSAT e Redes Telecom, que são o resultado da adaptação de forma inovadora aos diferentes mercados económicos mundiais. Com uma vocação natural para a internacionalização e para a inovação, a Sinuta, S. A. aposta continuamente na modernização da sua capacidade produtiva, dispondo de um conjunto de meios técnicos equipados com tecnologia de ponta que lhe permite trabalhar com altíssimos níveis de qualidade, sendo capaz de dar resposta aos constantes desafios lançados pelos seus clientes e superar os elevados requisitos do mercado atual. Monitorizada ao longo de todo o processo produtivo, possui certificação de qualidade desde 2000. Lidera, a nível mundial a produção de antenas parabólicas. Ao longo dos anos, tem vindo a diversificar as áreas de negócio em que desenvolve a sua atividade. Hoje, mais do que uma produtora nacional de equipamentos para telecomunicações, a Sinuta S. A. é parte de um Grupo com várias empresas, sendo que a maioria atua no sector da metalomecânica. Estas empresas criam sinergias entre si, tornando-se uma mais valia no atual mercado competitivo e globalizado. O Grupo conta ainda com uma unidade produtiva no Brasil, a Sinuta Brasil, localizada no Rio de Janeiro. Fundada em 2008, a Sinuta Brasil assegura a presença dos produtos da Sinuta, S. A. num mercado de grandes dimensões e com um potencial crescente.

Website: www.sinuta.pt 
Nome de contato: Ricardo Nascimento
Email: ricardo.nascimento@sinuta.pt 
Telefone: 234 840 280
A Huawei é uma empresa privada, líder global em soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O compromisso da Huawei consiste em levar a digitalização a cada pessoa, lugar e organização, contribuindo para um mundo totalmente conectado e inteligente. Fundada em 1987, a Huawei conta com cerca de 188.000 colaboradores e opera em mais de 170 países e regiões, servindo mais de três mil milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, a Huawei está presente desde 2004. Na Huawei, a inovação é centrada nas necessidades do cliente. Investe continuamente em investigação e desenvolvimento, focando-se nos avanços tecnológicos que impulsionam o mundo para o futuro.

Website: www.huawei.com ou www.huawei.eu
Nome de contato: Diogo Madeira
Email: diogo.madeira@huawei.com
ADYTA é uma spin-off da Universidade do Porto, com capitais exclusivamente portugueses. Tem como objetivo a promoção de soluções especializadas e ajustadas às necessidades de órgãos de soberania, grupos empresariais e outras organizações que, pela natureza das suas atividades, tratem informação e dados de caráter sensível ou classificado. A ADYTA centra a sua atividade na área da defesa e proteção de comunicações, através de soluções inovadoras e ajustadas a cada cliente. Além do desenvolvimento dessas soluções, presta também serviços nas áreas de desenho e implementação de sistemas de cloud e na área da proteção de dados, com uma equipa altamente especializada, tanto em auditorias e análise de vulnerabilidades de sistemas e redes, como na gestão de dados. Apesar de ser uma spin-off fundada em 2015, os cofundadores da ADYTA têm mais de 50 anos de experiência agregada em segurança informática, cibersegurança, gestão de sistemas de informação e proteção de dados.  A ADYTA conta com quadros técnicos especializados e certificados pela ISO/IEC 27001 Foundation, através do curso de certificação ISO 27001. Esta norma foi elaborada para providenciar um modelo com vista a estabelecer, implementar, operar, monitorizar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Além disso, é ainda credenciada pelo Gabinete Nacional de Segurança.

 
Website: www.adyta.pt 
Nome de contato: Carlos Carvalho
Email: carlos.carvalho@adyta.pt 
Com uma forte presença em Portugal, Angola, Moçambique, África do Sul e Cabo Verde, a Kentra Technologies dedica-se à investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções de software próprias nas áreas da Saúde e do Sector Social. Complementa a sua atuação na área da engenharia com serviços de consultoria e profissionais que se baseiam em experiências acumuladas pelos seus quadros em mais de 30 anos nestes sectores de atividade, tais como em Hospitais Públicos e Privados, em Clínicas de Ambulatório e de várias especialidades clínicas, em unidades de Cuidados Continuados e na área social. Promove conceitos inovadores na resposta aos desafios constantes com que são confrontados na Gestão em Saúde, no âmbito da Intervenção Social e Envelhecimento Activo. Desenvolvem Soluções de Software, orientados para a segurança, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos e para a eficiência e sustentabilidade das organizações do sector.

Website: https://kentratech.com/ 
Nome de contato: Pedro Duarte Meira
Email: pedro.meira@kentratech.com  
A Visabeira iniciou a sua atividade em 1980, nos setores das Telecomunicações e Energia, fornecendo serviços de engenharia orientados para a conceção, construção, operação e manutenção destas redes. A empresa rapidamente se tornou numa organização de referência no mercado nacional, mantendo esse estatuto há quatro décadas. Devido à dimensão atingida, o Grupo Visabeira estruturou o seu universo de empresas em subholdings.A subholding VISABEIRA GLOBAL agrega as empresas que atuam nos âmbitos das Telecomunicações, Energias, Tecnologias e Construção, criando importantes sinergias e otimização da sua capacidade operacional, atuando através de empresas locais em Portugal, França, UK, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Angola e Moçambique. Nestes países, a Visabeira Global é um parceiro de referência dos principais operadores de telecomunicações e energias, tanto pelas suas competências ao longo das diversas cadeias de valor, como pela capacidade de integração de diferentes especialidades, constituindo uma referência de competitividade, modernidade e inovação no mercado global.

Website: https://grupovisabeira.com/pt/home 
Nome de contato: Jorge Sousa 
Email: jorgesousa@visabeiraglobal.com
A Glintt – Global Intelligent Technologies é uma multinacional portuguesa de tecnologia e consultoria, cotada na Euronext, com um volume de negócios de 92,3 milhões de euros, em 2019. Conta com mais de 1100 colaboradores, que operam a partir de 10 escritórios presentes em vários países europeus, no Brasil e em Angola. Com mais de 20 anos de experiência, a Glintt é uma empresa líder em software para gestão hospitalar e farmácia. As suas unidades de consultoria tecnológica trabalham com grandes empresas dos setores Financeiros, Utilities, Telecomunicações e Administração Pública, suportando processos de transformação tecnológica com soluções de elevada criticidade e entregando serviços de gestão aplicacional e de infraestruturas.

Website: www.glintt.com
Nome do contacto: Hugo Maia
Contacto: Hugo.Maia@glintt.com
 
A ínCentea é um grupo de empresas nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Marketing e Inovação, Consultoria de Negócio e Engenharia de Produto. Está presente em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Moçambique e São Tomé e Príncipe. As áreas de intervenção das empresas inCentea são os Sistemas de informação para a gestão e o Desenvolvimento e integração de aplicações, Redes, sistemas e segurança, Telecomunicações, Printing, Marketing e inovação, Cibersegurança e privacidade, I&D – Engenharia e desenvolvimento do produto. Possui certificação em Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Gestão da Segurança de Informação e Gestão de Informação Privada.

Website: www.incentea.com 
Nome do contacto: Paulo Martins
Contacto: paulo.martins@incentea.com 
Inova-Ria - Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, criada em 2003, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objeto a criação e consolidação de um cluster na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, com especial enfoque nas telecomunicações, centrado na Região de Aveiro.
A Inova-Ria tem como missão, fazer da Região o epicentro tecnológico, potenciando os seus associados e a comunidade envolvente através da criação de sinergias que promovem o desenvolvimento tecnológico, o conhecimento e o crescimento económico.
É uma entidade que interliga empresas, instituições de ensino e de investigação e desenvolvimento, independentemente da sua dimensão ou maturidade. Desta heterogeneidade surge a “Rede de Inovação”, onde se desenvolvem oportunidades de inovação associadas à transformação digital e a estratégias disruptivas de colaboração e de competitividade, assumindo-se como referência internacional no setor TICE, tendo a tecnologia e a inovação como pilares fundamentais da economia. O tecido de associados representa o motor e a meta dos objetivos traçados pela Inova-Ria no âmbito da sua missão. Da dinâmica colaborativa traçam-se novos objetivos e perspetivas ligadas ao setor das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, TICE, num ciclo que a Inova-Ria preserva contínuo, próspero e dinâmico.

Website: http://www.inova-ria.pt/
Nome de contacto: Paulo Marques
Email: pmarques@inova-ria.pt
Telefone: +351  234 384 218
 

O TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, do qual o Politécnico de Viseu é membro, foi constituído em 2008 e tem sede em Aveiro. O TICE.PT envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, abrangendo toda a cadeia de valor na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica. A plataforma de concertação TICE.PT garante e promove as interfaces entre o mundo académico, representado por universidades e institutos de I&D, e o mundo dos negócios, representado pelos associados e também através de redes, em especial das PME, representado pelas suas associações. O Pólo de competitividade e Tecnologias TICE.PT, Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, foi reconhecido formalmente pelo Governo Português em agosto de 2009, no âmbito das Estratégias de Eficiência Colectiva do QREN. O TICE.PT pretende fomentar e alavancar as estratégias de Rede para o setor. Rede entre as empresas e os centros de I&D, de forma a induzir uma renovação ativa no tecido económico nacional, produzir efeitos positivos na oferta nacional potenciados pela inovação e conhecimento, gerando, assim, capacidade de exportação e criação de valor nos produtos nacionais.

Visão e Missão

«Fazer de Portugal, até 2020, uma localização de referência mundial no setor TICE, apostando na liderança tecnológica, nas respostas aos desafios societais e na capacitação das empresas e pessoas, com reflexos na sustentabilidade da economia nacional», é o objetivo do Pólo de Competitividade e Tecnologia TICE.PT. Como missão tem a construção de uma «plataforma de concertação que envolva e mobilize os principais atores do setor das TICE nos processos de inovação, I&DT, transferência de conhecimento, formação avançada, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e internacionalização