Candidaturas ao Novo Concurso Especial para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico terminam esta semana

Terminam já no próximo dia 16 de julho, quinta-feira, as candidaturas ao novo Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico. O Politécnico de Viseu (PV) é uma das instituições onde podem ser realizados os exames presenciais que vão habilitar os estudantes do Ensino Profissional e Artístico a candidatar-se aos Politécnicos que integram o Consórcio do Centro, do qual fazem parte, além de Viseu, os de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Tomar. Até ao final do dia 12 de julho encontravam-se já inscritos 189 candidatos nas provas a realizar nas 6 instituições que integram a Rede Provas Centro.

Para Paulo Costeira, o grande objetivo deste novo concurso especial de acesso “é incentivar estes estudantes a ingressarem no ensino superior, aproveitando esta oportunidade para estudarem no Politécnico de Viseu”. O Vice-Presidente do PV com a coordenação desta área releva ainda que com este processo “dá-se mais um passo na valorização do ensino profissional, reiterando a aposta da instituição na prossecução de um trabalho em rede com os vários agentes envolvidos, designadamente na rede PEPER”.

A efetivação do Consórcio da Região Centro e este novo concurso especial de acesso vão ao encontro de um dos objetivos principais do PV — aumentar o número de alunos que prossegue estudos para o ensino superior, em particular, os da região onde se insere. Assim, os estudantes provenientes das escolas e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente da rede PEPER têm agora duas possibilidades de ingressar no Politécnico de Viseu com prioridade na ocupação das vagas:

– Num curso de licenciatura, através deste concurso; ou

– Num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) que lhes permitirá obter uma formação direcionada para o mercado de trabalho ou prosseguir os seus estudos para uma licenciatura, sem necessidade de realizarem exames nacionais ou de provas de acesso (candidatando-se aos cursos para os quais está previsto o prosseguimento de estudos).

Criada em novembro de 2019, a PEPER – Rede Regional para a Promoção do Ensino Profissional em Rede reúne 33 instituições de ensino (17 agrupamentos de escolas, 11 escolas profissionais, 3 escolas secundárias e 5 escolas superiores, quatro do PV e uma do Instituto Piaget) de 19 concelhos e as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e do Douro.

Toda a informação sobre o processo de inscrições, vagas e prazos no Politécnico de Viseu para este concurso está disponível AQUI.

Esclarecimentos de dúvidas podem ser efetuados através dos contactos: pv.candidato@sc.ipv.pt ou 232 480 751.